Useful tips

O que e Desguarnecimento de lastro?

O que é Desguarnecimento de lastro?

o desguarnecimento do lastro. O lastro, como elo de ligação entre os dormentes e a plataforma, cumpre funções importantes. Não obstante, ao longo dos anos, sua contaminação aumenta pelos mais diversos motivos. Quando as funções requeridas não estão mais asseguradas o lastro precisa ser desguarnecido.

O que é Socaria?

A socaria consiste em compactar todo o lastro que se encontra sob os dormentes, de forma manual ou mecanizada, utilizando um conjunto de Socadores Jackson ou Máquina Socadora Alinhadora Automática.

Como ocorre a contaminação do lastro?

A contaminação do lastro pode ocorrer basicamente por fratura e abrasão das partículas do lastro (durante a socaria ou ao longo da vida útil), por desgaste do dormente de concreto, por infiltração de finos das camadas subjacentes (bombeamento de finos) ou ainda por queda de materiais da superfície (Selig e Waters, 1994 …

O que ocorre se os lastros não forem bem dimensionados?

O excesso de lastro em tratores agrícola acarreta redução do desempenho do trator, aumento do consumo de combustível e maior desgaste das peças, visto que o trator estará usando parte de sua potência para mover o excesso de massa. Além disto, maior peso do trator acarreta maior compactação do solo.

Quais os efeitos de um excesso de Lastragem?

O excesso de lastro, com ausência de patinagem, proporciona um elevado consumo de combustível, promove deformação no solo, danos aos pneus com rompimento das garras, além de aumentar a carga sobre a transmissão, imagem 1B.

Qual a finalidade da Lastragem?

A lastragem correta melhora a eficiência de tração, reduz o consumo específico de combustível e aumenta a estabilidade do trator, proporcionando maior segurança ao operador. Lastrear o trator reduz o custo de produção agrícola.

Quais os principais problemas que podem ser causados pela não realização da Lastragem ou ainda pela Lastragem incorreta?

Já a lastragem insuficiente leva a excessiva patinagem, alto consumo de combustível e desgaste prematuro dos pneus.

Quais as causas de uma patinagem excessiva?

A distribuição de peso de forma incorreta afeta os níveis de patinagem, trazendo como consequências um desgaste excessivo dos pneus e componentes mecânicos, além de perda de força de tração, aumento de consumo de combustível e baixo rendimento.

Como fazer a Lastragem de um trator?

LASTRAMENTO DO TRATOR A inclusão de lastro no trator pode ser realizada com peso líquido ou sólido. O lastro líquido consiste em encher os pneus de tração com água pura ou mistura com aditivos anticongelantes (nas regiões mais frias), através das válvulas de calibragem.

Qual a função do equilíbrio operacional em tratores?

Após o equilíbrio operacional os ganhos são evidentes, menor desgastes de pneus e sistemas mecânicos, redução de até 15% no consumo de combustível, aumento do rendimento em até 40% totalizando um aumento de até 65% na eficiência produtiva ($/ha), diminuindo a emissão de gases poluentes.

Qual a importância de se Lastrar o trator como a Lastragem pode ser realizada?

O que se se deve fazer para ajustar a patinagem do trator?

Para medir o índice de patinagem do seu trator, siga estes passos: Com o implemento levantado, faça uma marca na lateral dos pneus traseiros. Depois, ande em linha reta até o pneu marcado completar 10 voltas; marque o solo.