Useful tips

O que e potencia com expoente racional?

O que é potência com expoente racional?

5.4 Potência com expoente racional A radiciação pode ser entendida como uma potência com expoente racional, a partir da seguinte definição. a − m n = 1 a m n = 1 a m n , para m n > 0 . Entendida a radiciação como potência são válidas aqui todas as propriedades de potência com expoente inteiro listadas anteriormente.

Como resolver uma potência de expoente decimal?

Basta aplicar a potência no inverso do número: Mas e quando a potência apresenta uma fração no expoente ou um número decimal? Nesses casos, basta transformar a potência em uma raiz! Mas não se espante, aos poucos você vai compreender que isso é muito mais simples do que parece.

O que é potenciação de expoente inteiro?

A operação de potenciação com expoente natural pode ser interpretada como uma multiplicação com fatores iguais. Então seja um número real a e um número natural n, tal que n diferente de 0, a potência an é a multiplicação de a por si mesmo n vezes.

Como resolver uma potência com expoente irracional?

5.5 Potência com expoente irracional Dados um número real e um número irracional , podemos construir por meio de aproximações sucessivas de potências de com expoente racional, um único número real positivo que é potência de base e expoente irracional . Portanto 1 3 2 ≈ 3 7 , 6 .

O que é uma potência com expoente natural?

Uma potência de expoente natural é o resultado da multiplicação de um dado número por si mesmo um certo número de vezes, ou seja, é uma forma de representar sucessivas multiplicações de um só fator, repetido um determinado número de vezes. Quando uma potência tem expoente 2 ou 3 costuma ser lida de forma especial.

Como resolver potência com expoente?

A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma:

  1. an = a .
  2. a = base.
  3. 2 = base.
  4. 5 = base.
  5. 10 = base.
  6. ⇒ Expoente positivo: Quando a base for um número real e o expoente for positivo, obteremos a potência efetuando o produto dos fatores.
  7. 2+2 = 2 .

O que é potência de um exemplo?

Podemos dizer que potenciação representa uma multiplicação de fatores iguais, se temos a seguinte multiplicação: 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2, podemos representá-la usando a potência 26, onde 2 é a base e 6 o expoente (Leia: dois elevado a sexta potência). Todo número diferente de zero e elevado a zero é um.

Quais são os tipos de potenciação?

Regras de potenciação

  • Multiplicação de potência de mesma base.
  • Divisão de potências de mesma base.
  • Potência de potência.
  • Potência de um produto.
  • Multiplicação de potências com o mesmo expoente.
  • Potência com expoente fracionário.
  • Potência de uma raiz.

Quais são as propriedades das potências?

Propriedades das potências

  • 1ª propriedade – Multiplicação de potências de mesma base.
  • 2ª propriedade – Divisão de potências de mesma base.
  • 3ª propriedade – Potência de potência.
  • 4ª propriedade – Potência de um produto.
  • 5ª propriedade – Potência do quociente.